[RESENHA] Americanah - Chimamanda Adichie

by - março 10, 2020

Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.
Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência.
Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.

"Americanah" não foi o primeiro livro que li da Chimamanda, mas foi o primeiro que eu entendi. Digo isso porque o primeiro livro que tive contato da autora foi "No seu pescoço", um livro de contos. Não tinha ideia do que me esperava e foi chocante para mim.
O livro é dividido em 2 partes: Início dos anos 1990 e início dos anos 2000. Ifemelu vai para os EUA estudar e acaba se distanciando de Obinze. Nos EUA, se depara pela primeira vez com a questão racial: ela era negra. Na Nigéria, todos eram negros. O que era mais importante era as tribos, como igbó e iorubá. 
Ifemelu começou um blog para dizer como se sentia, suas impressões e críticas sobre como era viver no Estados Unidos  sendo uma negra nascida na África. Começou a ganhar dinheiro e a fazer sucesso com o blog mas, não conseguia se desligar da Nigéria e não parava de pensar em Obinze.
"Americanah" mistura critica social e um história de amor de uma maneira sutil e natural, fazendo o leitor sentir os personagens e torcer para eles.


You May Also Like

0 comentários