A Louca dos Gatos

by - janeiro 06, 2026



Desde muito nova eu sou apaixonada por animais. Já tive 3 cachorros, 5 coelhos, 10 hamsters, 1 rato branco e dois periquitos. Mas 2 animais sempre foram muito distantes para eu ter: tartarugas e gatos. Tartarugas e jabutis precisam de licença do IBAMA e sempre foi muito caro, fora do orçamento da minha família e não queria elas contrabandeadas, não só por ser crime mas também pelo sofrimento animal (na minha rua uma senhora comprava araras contrabandeadas e fiquei traumatizada com a forma que os bichinhos chegavam T.T). Já os gatos … minha mãe odiava.

Sempre que o assunto “gatos” vinha à tona, minha mãe contava a mesma história:  ela viu um homem ter o braço rasgado por um gato. O motivo? Esse homem trancou o gato por 3 dias em um quarto, depois tentou afogar o gato em um balde! Fora isso, sempre tem os clássicos: gato é traiçoeiro, gato não gosta do dono, gato preto dá azar etc… Cresci com aquele desejo de ser rica, de ter uma casa grande e ter muitos animais, tirá-los da rua e todo aquele sonho de criança que muitos temos. Me tornei adulta, percebi o quanto é difícil realizar isso, por muito tempo não pude ter gatos e o sonho de resgatar animais foi apagado.

Adotei minha primeira gatinha em 2019.  Se chamava Shuri e era pretinha. Dormia comigo, se aninhava no meu cabelo, não desgrudava. Um amorzinho. Depois da adoção da Shuri, outros gatos apareceram: Mione e Roniquinho. Durante a pandemia, esse trio foi meu respiro, porém algo aconteceu…Meus gatos tinham acesso a rua e eu tinha vizinhos cruéis. Meu vizinho envenenou o Roniquinho e atropelou Shuri e Mione. Fiquei desolada. Minha depressão voltou com tudo e eu me sentia um lixo por não conseguir protegê-los. 

O tempo foi passando e adotei mais gatos: Salem e Dorinha. Em um dia muito chuvoso, resgatei Dimitri que quase foi levado pelo temporal. A ideia inicial era colocá-lo para adoção, mas depois de uma semana acabamos nos apegando a ele e adotamos. Dimitri ainda filhote cruzou escondido com a Dorinha que estava esperando castração e, totalmente do nada, teve um filhote na cama.

Também resgatei um gatinho preto que foi abandonado no ponto de ônibus na chuva, ele não tinha o movimento das pernas, não queria comer nem brincar. Entrei em contato com uma amiga veterinária e ela ficou com ele, arcando com os custos e dando muito amor. Depois dele veio mais 2 gatinhos que o amigo do meu noivo adotou e depois de um tempo, veio a Lucy.

A Lucy é uma história engraçada: ela apareceu na escola onde eu trabalhava e era um amorzinho. Deixava todo mundo fazer carinho e os alunos ficavam ao redor dela. A diretora ficou preocupada da gata arranhar alguma criança e dar problema então ligou para a prefeitura. A prefeitura disse que estava lotada de gatos e que, se pegassem, ela iria ser sacrificada. Quando a diretora me falou isso eu enlouqueci. Estávamos entrando nas férias de julho e a gata ficaria na escola. Resolvi levá-la pra casa de supetão mas sofri o “Golpe da Gata Tricolor”: ela veio com 6 FILHOTES! Ela não estava prenhe, estava escondendo os filhotes em um buraco atrás do prédio da escola… e lá vamos nós pegar os gatinhos. Dos 6 gatinhos da Lucy ficamos com a Deya e a Diona e adotamos a Lucy porque ela se apegou muito a mim. 

Fizeram as contas? Salem, Dorinha, Dimitri, Floquinho, Lucy, Dehya, Diona e Mia. Hahahah! E não parou por aí! Meu noivo resgatou 6 filhotes que também foram abandonados na rua de casa e mesmo com 8 gatos, nós demos lar temporário para eles. Uma das gatinhas, a menor, tinha o pulmão fraquinho e acabou falecendo mas conseguimos lar para todos os outros.

Mesmo não tendo dinheiro ou espaço suficiente, consegui tirar vários gatinhos da rua e achar lares com muito amor para eles. Gostaria de fazer mais, mas, de pouquinho em pouquinho posso fazer a diferença. Então vai aqui meu conselho: se quer começar alguma coisa, faça. Não espere ter dinheiro sobrando, ter espaço ou outras coisas. Apenas faça. Feito é melhor que perfeito e se cada pessoa fizer um pouquinho, vira uma grande coisa.

E aliás: FELIZ 2026!

BÔNUS: Salem da Sorte de boquinha abertaaaaaaaaaaaaaa!


You May Also Like

0 comentários