Diário Universitário #4: viver um sonho pode ser exaustivo

by - janeiro 09, 2025


Talvez seja meu inferno astral (aniversário chegando né), mas ando muito reflexiva sobre tudo. Pensando em quando meu sonho de vida era entrar na UFMG, me formar, trabalhar com o que eu gosto, isso lá em 2009 no meu primeiro vestibular, não imaginaria que seria tão difícil viver meu sonho. Eu sabia que seria difícil entrar na universidade, ainda mais para quem vem de família pobre, precisa escolher entre trabalho ou estudo, fora os recortes de raça e faixa etária. Eu mesma só consegui realizar isso aos 30 anos. 
Todo mundo diz que viver o sonho é maravilhoso, incrível como se fosse um mar de rosas, mas o que ninguém te diz é que é exaustivo e muitas vezes adoecedor. Tenho uma amiga que o sonho dela era fazer medicina veterinária na federal, ela conseguiu logo que saiu do ensino médio mas ela não conseguiu se formar. Ela ficou tão doente com a competição e a auto cobrança que acabou saindo. 
Dizem que viver é melhor que sonhar, mas para mim depende do sonho, da sua rede de apoio, da sua condição financeira e muitos outros fatores sociais e psicológicos. Não estou dizendo que irei desistir ou que vocês tem que desistir dos sonhos de você, estou dizendo que não é fácil. Para alguns pode até ser fácil, mas para a maioria de nós não é. 
Atualmente estou no 6° período, que vai até fevereiro por causa da greve (infernooo) e eu sinto que não aguento mais. Eu trabalho de 7h às 17h, muito longe de casa, estou esgotada e estamos em janeiro! Mesmo querendo abandonar tudo, eu não tenho essa opção. Preciso concluir esse curso e fazer o máximo que puder para mudar a realidade da minha família.
Para você que está passando pelo mesmo que eu, tudo que eu posso te dizer é: não se compare com as pessoas que podem apenas estudar e que ficam o dia todo na universidade. Você está fazendo o seu melhor e o mais difícil você já conseguiu. Cuide da sua saúde, se cerque de pessoas legais que te ajudem a suportar os momentos difíceis, viva um dia após o outro e mostre para o mundo o quão incrível você é!

You May Also Like

0 comentários