Diário Universitário #2: Primeiro ano na UFMG!

by - janeiro 02, 2023

 Hey Pessoinhas! Como estão? Hoje eu vim para contar como foi os primeiro dois semestres no curso de licenciatura em Letras na UFMG. Bora lá?


1° Semestre/2022

    A UFMG, acho que qualquer universidade federal na verdade, é um mundo completamente diferente, principalmente se você já frequentou uma universidade particular como eu. Foi um choque muito grande para mim ver pessoas de várias partes do Brasil, e até de outros países!  

    O começo foi bem difícil, tivemos que revisar varias coisas do ensino médio. Eu não lembrava de nada, até porque eu me formei em 2009 rs. Lá é muito grande, fiquei perdida várias vezes e, na primeira semana, eu entrava na sala errada todos dos dias.

    Os professores são ótimos mas também muito exigentes. As leituras obrigatórias são bastante complexas, mas com o tempo eu peguei o ritmo de cada matéria. Lá pelo final do semestre, o colegiado abriu reopção de curso para o semestre seguinte, onde dá para trocar o curso de graduação ou a habilitação e eu acabei agregando o Espanhol para uma graduação dupla.

    No primeiro período não é possível escolher as matérias que irá cursar ou os professores, então eu tive a grade completa com cinco matérias. Foram elas:

➺ Introdução à Linguística: fundamentos de Morfologia e Sintaxe;
➺ Introdução à Linguística: fundamente de Fonética e Fonologia;
➺ Introdução aos Estudos da Linguagem: Língua, Texto e Discurso;
➺ Introdução aos Estudos Literários;
➺ Seminário de Leitura: Literatura Clássica.

    É bem puxado ter a grade completa e estudar para a semana de provas foi muito complicado, pois eu estava trabalhando 8h/dia em comércio. Pensei até em desistir mas minha terapeuta não deixou rs. (FAÇAM TERAPIA!)

2° Semestre/2022

    O segundo semestre começou bem tranquilo na faculdade pois eu consegui um estágio de meio período para trabalhar em uma escola pública perto de casa. Comecei a pensar em fazer intercâmbio, a UFMG tem bastante oportunidades para outros países.

    Entrei em um grupo de estudos onde vemos a língua espanhola como um caminho decolonial e identitário para afro latinos. As matérias desse semestre foram:

➺ Introdução à Linguística: fundamentos de Semântica e Pragmática;
➺ Introdução à Pesquisa Científica;
➺ Língua Espanhola I;
➺ Teoria Literária: Debates;
➺ Seminário de Leitura: Literatura de Línguas Modernas.

    Esse primeiro ano foi incrível, tive várias palestras maravilhosas e já estou pensando em uma segunda graduação rs. Caso seja interessante, posso trazer as leituras obrigatórias de cada semestre.

You May Also Like

0 comentários